terça-feira, 30 de setembro de 2008
Convergência de mídias
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Correção da questão 02 da prova
Outra maneira de ficar invisível é criar um blog ou algum "microbloggin" também com uma identidade falsa e até mesmo interagir com as outras pessoas sem dizer que sou eu.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Ciberespaço e corpo
tafóricos mais importante e mais utilizado. Hoje em dia na maioria dos trabalhos, exceto os manuais e artesanais (eu acho), usa-se o computador como um instrumento de trabalho. A partir disso, o computador tem uma relação de dominação com quem o usa, o tira de uma realidade e o insere em outra e é uma necessidade para que se possa exercer o trabalho.
2) Construir um avatar de si e um de um colega.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
03/09/08
1) Discutir nos grupos:
– Discutir como as interações no grupo atuaram na construção do trabalho.
a) Podemos dizer que cada grupo construiu uma rede social?
Sim. Pois a partir que interagimos nossas idéias sobre um mesmo assunto a fim de chegar a uma conclusão comum formamos uma rede social onde cada membro do grupo era um nó e cada discussão e interação entre estes membros era um laço social. O conector presente nessa discussão era o problema a ser resolvido.
b) De que modo o capital social de cada membro interferiu na construção?
O capital social relacional permitiu que formassemos um grupo a partir de afinidades. Por cada membro conhecer o outro e sua maneira de agir, é que foi utilizado o capital normativo.
O capital cognitivo nos ajudou a construir o conhecimento a partir das informações de cada membro do grupo.
c) Podemos dizer que o processo foi hipertextual? Explique.
Sim. Pois ocorreu de forma multilinear, podia se ver um exemplo claro disto no momento do brainstorm do grupo, onde aos poucos as diferentes informações foram sendo conectadas formando um hipertexto.
d) Que outros aspectos relevantes você(s) perceberam da disciplina no trabalho?
Para obter a solução do problema percebemos que a criação de comunidades tanto virtuais como reais, que produzissem confiança no ambiente social e a luta por um objetivo comum seriam nossa melhor opção.
Outro aspecto relevante que pudemos perceber é que as tecnologias nos trazem facilidades quando a questão é reunir pessoas por um mesmo ideal.
2) O que são e como atuam nas redes sociais os MEMES? Dê exemplos.
É quando uma informação propaga-se em uma rede social de uma forma tão rápida e facilmente transmitida de uma mente para a outra que vira algo como um “vírus”. Atua nas redes sociais de modo semelhante ao marketing viral, espalhando-se pelos nós com extrema velocidade.
3) Em grupos, discuta como o MEME poderia ser relacionado com o CAPITAL SOCIAL. Com base em sua discussão, proponha um MEME e relacione-o ao capital social verificado no seu grupo.
O MEME pode ser relacionado ao capital social relacional e cognitivo. Pois se dá a partir de informações que são passadas e repassadas nas relações ocorridas entre as pessoas.
Por exemplo, no nosso trabalho em relação à duplicação da BR-392, apenas um dos membros do grupo sabia da informação de que a duplicação ajudaria no escoamento de produção para a zona do porto de Rio Grande. Essa informação foi um MEME que foi passado para os outros membros do grupo, ajudando assim à construção de soluções para o problema.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Campanha Escolha Certa
Justificativa: A correspondência conterá o nome do destinatário para que ele se sinta mais importante pois estão comunicando direto pra ele. E será uma correspondência para que a Campanha que já chegou até os alunos nas Escolas, chegue também nas suas casas, assim os pais terão conhecimento e incentivarão os filhos a fazer as atividades e a batalharem pelo desconto na matrícula.
Segunda Estratégia: No site da Campanha escolha certa haverá um quiz. O aluno que desejar participar do quiz deve escolher primeiramente a área para qual pretende prestar o vestibular clicando na cor correspondente de cada área (Amarelo, Verde, Azul Claro ou Azul Escuro). O quiz funcionará por etapas com eliminatórias semanais. Cada aluno receberá 10 perguntas a cada semana relacionadas a área que escolheu e deverá enviar as respostas em até no máximo uma hora do horário do recebimento delas. No final de cada semana, a pontuação de cada aluno será divulgada nos seus recados pela sua página do Orkut, assim o aluno saberá se está classificado para a etapa da semana seguinte. O quiz terá duração de 4 semanas. No final de todas eliminatórias, um aluno de cada área será o vencedor e receberá como premiação um desconto de 50% na matrícula.
Justificativa: Além de promover a Universidade e os cursos que ela oferece, os alunos já estarão entrando em contato com os conteúdos do vestibular, tendo seu primeiro contato com a Universidade.
Terceira Estratégia:No site da Campanha, também haverá um espaço para que as pessoas possam cadastrar o seu perfil do Orkut. A partir das Comunidades que os usuários estiverem, um sistema desenvolvido para a Campanha fará uma análise. Essa análise vai através dessas comunidades tentar traçar o perfil daquela pessoa e no final indicará sugestões de 3 cursos nos quais aquele perfil traçado se encaixaram mais. Os resultados serão enviadas para as pessoas através dos recados no Orkut.
Justificativa: Incentivar e dispertar interesse em algum curso que a Universidade oferece.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Ã...atividades.
- Como as pessoas são conectadas a você? Podemos dizer que esta conexão é social?
- Há algum conector? Explique.
- É possível dizer que sua rede é um mundo pequeno?
- Há algum valor social no Twitter (ou Orkut)? Explique.
Na minha rede social no Twitter pode se dizer sim que acontece uma conexão social na qual eu que sou um nó (ou nodo) e estou conectada a outras pessoas que também são nós (ou nodos) através de um laço social, ou seja, numa conexão, numa interação. Dependendo da minha relação com a pessoa que estou conectada pode haver um laço fraco ou forte e esse laço pode algum dia vir até mesmo a se desfazer. Nessa rede social existe conectores, ou seja, aqueles nos quais estão ligados a mim e mais um monte de pessoas. No caso do meu Twitter acho que o conector seria a professora Raquel, que é a pessoa ligada a minha rede que possui mais conexões que os demais.
A minha rede pode ser sim considerada um mundo pequeno pois como os meus contatos no Twitter são em grande maioria os colegas da faculdade, todos acabam por conhecer uns aos outros ou pelo menos já ouviram falar uns dos outros. Acredito que o Twitter, dessa maneira acaba tendo um valor social forte pois nele acabam se estabelecendo muitas relações sociais entre os atores (nós).
Encontre um exemplo de site que possa ser considerado um conector na web. Explique.
Acho que não existe exemplo melhor e mais utilizado por toda a humanidade de um site que possa ser considerado um conector na web do que o Google. Isso pelo motivo de que qualquer pessoa nesse mundo ao querer se conectar a outra pessoa, a qualquer informação ou a um lugar que não conhece recorre ao site do Google pra pesquisar e poder então estabelecer essa conexão. É o google que conecta as pessoas a qualquer tipo de informação, de imagens, de jogos, de curiosidades, de ídolo etc.
Sabendo que a chamada "Mídia Social" é baseada no poder de propagação das informações pelas redes sociais na web, discuta como isso (Mídia Social) pode ser aplicado(a) para o Jornalismo ou Publicidade e Propaganda.
Na medida em que informações vão se propagando rapidamente o Jornalismo pode se desenvolver mais rápido ainda e um exemplo claro disse é de que hoje em dia os jornalistas estão conectados mais do que nunca em redes sociais como Twitter, Orkut, blogs, Plurk etc. Isso facilita muito ao dar uma notícia, é a facilidade de informar. Um acadêmico de Jornalismo pode, por exemplo, aproveitar e fazer um blog pra praticar a escrita e mostrar que é bom ao escrever e para começar a "aparecer". Na Publicidade e Propaganda o mesmo acontece. Um acadêmico de Publicidade pode utilizar-se da Mídia Social para ir montando um portifólio, mostrar o seu trabalho, suas habilidades e criatividade. Já um profissional da área pode acompanhar trabalhos de outros profissionais e agências etc.
Mas não é só no Jornalismo e na Publicidade que a Mídia Social auxilia. Em qualquer área e profissão pode-se utilizá-la no desenvolvimento da escrita, de conhecimentos gerais, de estabelecer relações e de criar portifólio etc.
Atividades 13/08/2008
Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.
Taí o meu endereço no Google Maps. Então minha casa está no Google e eu também. Ao pesquisar no Google em web e em imagens pelo meu nome completo entre aspas encontrei a lista do Cefet, a lista dos Aprovados da UCPel em 2007 e um blog muito antigo que eu tive. Ao pesquisar pelo meu carinhosíssimo apelido em imagens "Garcinha" encontrei várias fotos que foram publicadas no meu fotolog e em web encontrei o fotolog propriamente dito. E pesquisando apenas por Camilla Fernandes, em web, encontrei meu blog, meu flickr, meu twitter, meu My Space e de novo o listão do CefetRS de quando eu fiz a prova.
Pesquisei também tanto em imagens quanto em web a minha colega Ellen e encontrei papéis de paredes enviados por ela para ao site do Baixaki e a lista do local de prova do Enem 2005. Mas ao procurar pelo apelido dela: Macknamara, encontrei mais coisas: o Twitter, o Flickr, o fotolog e muitas fotos postadas no fotolog dela.
Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
O ciberespaço é uma das ferramentas mais fortes (se não a mais forte) em disponibilizar informações à qualquer tipo de pessoas e sobre qualquer assuntos. Então ele pode auxiliar na educação pelo fato de disponibilizar essa imensidão de informação. O second life, por exemplo, dispõe de museus e outras coisas que não temos tantas possibilidades de conhecer tão facilmente pessoalmente mas podemos acessar e usufruir no virtual.
Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
O ciberespaço, como todas as coisas, tem um lado positivo e um negativo. Como positivo tem a aproximação de pessoas que estão em lugares diferentes do mundo, de reencontrar pessoas que tu não vê há muito tempo, de conhecer pessoas novas, de fazer um contato profissional, a facilidade de acesso à uma quantidade enorme de informações, notícias etc e a facilidade em trocar de identidade na hora que desejar.
Como negativo tem a exposição das nossas vidas, um demasiado número de informações desconexas e equivocadass em relação a muitas coisas e o fácil acesso a conteúdos pornográficos, outros conteúdos não muito corretos e o fato de pessoas poderem alterar a suas identidades e poderem se passar por alguém que não é, até mesmo trocar de sexo etc e enganar a quem quiser.