quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ã...atividades.

Observe sua rede social no Twitter (Orkut - se quiser) e responda:
- Como as pessoas são conectadas a você? Podemos dizer que esta conexão é social?
- Há algum conector? Explique.
- É possível dizer que sua rede é um mundo pequeno?
- Há algum valor social no Twitter (ou Orkut)? Explique.
Na minha rede social no Twitter pode se dizer sim que acontece uma conexão social na qual eu que sou um nó (ou nodo) e estou conectada a outras pessoas que também são nós (ou nodos) através de um laço social, ou seja, numa conexão, numa interação. Dependendo da minha relação com a pessoa que estou conectada pode haver um laço fraco ou forte e esse laço pode algum dia vir até mesmo a se desfazer. Nessa rede social existe conectores, ou seja, aqueles nos quais estão ligados a mim e mais um monte de pessoas. No caso do meu Twitter acho que o conector seria a professora Raquel, que é a pessoa ligada a minha rede que possui mais conexões que os demais.
A minha rede pode ser sim considerada um mundo pequeno pois como os meus contatos no Twitter são em grande maioria os colegas da faculdade, todos acabam por conhecer uns aos outros ou pelo menos já ouviram falar uns dos outros. Acredito que o Twitter, dessa maneira acaba tendo um valor social forte pois nele acabam se estabelecendo muitas relações sociais entre os atores (nós).

Encontre um exemplo de site que possa ser considerado um conector na web. Explique.
Acho que não existe exemplo melhor e mais utilizado por toda a humanidade de um site que possa ser considerado um conector na web do que o Google. Isso pelo motivo de que qualquer pessoa nesse mundo ao querer se conectar a outra pessoa, a qualquer informação ou a um lugar que não conhece recorre ao site do Google pra pesquisar e poder então estabelecer essa conexão. É o google que conecta as pessoas a qualquer tipo de informação, de imagens, de jogos, de curiosidades, de ídolo etc.

Sabendo que a chamada "Mídia Social" é baseada no poder de propagação das informações pelas redes sociais na web, discuta como isso (Mídia Social) pode ser aplicado(a) para o Jornalismo ou Publicidade e Propaganda.
Na medida em que informações vão se propagando rapidamente o Jornalismo pode se desenvolver mais rápido ainda e um exemplo claro disse é de que hoje em dia os jornalistas estão conectados mais do que nunca em redes sociais como Twitter, Orkut, blogs, Plurk etc. Isso facilita muito ao dar uma notícia, é a facilidade de informar. Um acadêmico de Jornalismo pode, por exemplo, aproveitar e fazer um blog pra praticar a escrita e mostrar que é bom ao escrever e para começar a "aparecer". Na Publicidade e Propaganda o mesmo acontece. Um acadêmico de Publicidade pode utilizar-se da Mídia Social para ir montando um portifólio, mostrar o seu trabalho, suas habilidades e criatividade. Já um profissional da área pode acompanhar trabalhos de outros profissionais e agências etc.
Mas não é só no Jornalismo e na Publicidade que a Mídia Social auxilia. Em qualquer área e profissão pode-se utilizá-la no desenvolvimento da escrita, de conhecimentos gerais, de estabelecer relações e de criar portifólio etc.