quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Novas tarefas!

Análise do Twitter:

Todas as características da internet enquanto mídia estão presentes no Twitter, pois assim como a internet em si, o Twitter também é massivo e interativo. Entre elas temos:
- A velocidade(Temos muita velocidade em nos comunicar e em receber notícias, por exemplo);
- A hipertextualidade;
- Multimídia (Temos jornais enviando notícias a todo instante);
- Interatividade.

O Twitter pode sim ser considerado Hipertexto pois ele é um sistema onde há muitas informações conectadas e não é um texto linear... é um texto em rede. Pode ser um Hipertexto tanto exploratório quanto construtivo. É exploratório pois nós podemos, olhar, navegar, explorar. E é construtivo pois nos permite construir (ex: construir relações, contatos etc).


Como o Twitter tem como característica a interatividade, nele os dois tipos de interação ocorrem, tanto a reativa quanto a mútua. A reativa, aquela que é pré-determinada, pois eu posso optar por seguir (follow) uma pessoa ou não e essa pessoa também pode optar por me seguir ou não. E mútua, aquela que vai sendo construída, pois posso desenvolver um diálogo com alguém, enviar uma resposta a partir do que ela postou etc.

Como o Twitter permite uma grande possibilidade de qualquer pessoa poder se mostrar, mostrar o que faz, fazer amigos, fazer contatos profissionais, de se lançar no mercado ou anunciar algum produto e até mesmo de procurar por algo ou algum serviço ele pode ajudar muito na Publicidade. Um estudante de Publicidade pode acompanhar um publicitário que já atua no ramo, uma agência e até mesmo começar a 'se mostrar' e fazer algum contato profissional. Uma agência pode mostrar os seus trabalhos. Uma empresa pode mostrar o seu serviço... e assim vai.
Ele pode ajudar muito no jornalismo também... ajuda os alunos da mesma forma que na publicidade e ajuda os jornais a darem coberturas de notícias de uma maneira muito mais prática e rápida.


Análise do SAPU:

O nosso sistema da universidade onde acessamos as notas, frequência, documentos etc (SAPU) tem como característica de Hipertexto a multilinearidade, pois seguimos caminhos que já estão prontos, nós não os criamos). E o tipo de hipertextos que encontramos no sistema é o exploratório pois nós só podemos olhar e explorar, não podemos acrescentar novas informações.

Um comentário: