quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalho de Publicidade Digital

Doritos Chili - A maior realidade aumentada do mundo

A Doritos apresentou em abril do ano passado (2009) uma edição especial, com sabor apimentado chamada Sweet Chili. Nos versos das embalagens havia um símbolo de realidade aumentada, que  ao ser ativado no site da marca liberava um monstrinho 3D chamado Doritos Lover.


Logo após o sucesso da campanha, com o objetivo de comemorar os mais de 250 mil Lovers liberados, a Doritos apresentou a campanha que ficou conhecida como A Maior Realidade Aumentada do Mundo.
A criação da campanha ficou por conta da CuboCC. Um código RA gigante (5x5m) foi colocado em um heliponto em cima de um prédio e foi utilizado um helicóptero e um notebook com webcam para liberar o enorme Doritos Lover 3D.

                                           http://www.youtube.com/watch?v=SsJbK5DQ2Fc

Foi criado dentro do site da marca doritos (http://www.doritos.com.br/) um hot-site para a campanha do Sweet Chili (http://www.doritos.com.br/sweetchili/site/)
E vídeos da campanha correram pela internet, através do canal YouTube e diversos blogs e sites.

Nessa campanha, ferramentas de primeira e segunda geração foram utilizadas. O hot-site, site criado especialmente para Sweet Chili e para a campanha de liberar os Doritos Lovers, dentro do próprio site da marca é uma ferramenta de 1ª geração utilizada. Caracterizando, 2ª geração há toda a interatividade causada pela campanha entre os usuários do produto e a marca e a participação e consequentemente relacionamento entre marca/consumidor. Pode-se dizer que essa foi uma campanha de Mídia Social, uma vez que aconteceu esse relacionamento e participação e foi utilizadas as novas tecnologias, como alternativa eficiente para alcançar o público-alvo.
Também pode-se dizer que a campanha é do tipo Pull, o consumidor se identificou, se envolveu e levou adiante, por isso tal sucesso.

Nenhum comentário: