quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Atividade 3
Escolher uma peça gráfica e fazer uma releitura desta a partir de um dos elementos ponto, linha ou forma.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Atividade 2
Escolher um anúncio e analisar as leis da Gestault nele presentes (todas que houverem), dizendo a lei, onde e justificando a sua existência. Fazer também um comentário do que gera a utilização das leis da Gestault na compreensão do anúncio.
SEGREGAÇÃO:
Vemos segregação entre o rosto do médico e o fundo preto; Entre o texto branco e o fundo preto; Entre o texto preto e o fundo branco; e entre a marca colorida e o fundo branco.
UNIFICAÇÃO:
Vemos unificação na metade esquerda do rosto do médico, perto do olho, onde a sombra do rosto e o fundo preto confundem-se e unificam-se.
PROXIMIDADE:
Entre a imagem e o texto que nela se ancora. Estão próximos pois um explica o outro.
FECHAMENTO:
Percebemos fechamento no rosto, corpo e cabeça do médico.
PREGNÂNCIA:
O anúncio é considerado (por nós) bastante pregnante pois tem as unidades visuais bem organizadas, facilitando a leitura e a interpretação rápida.
Estas leis da Gestalt foram utilizadas no anúncio com o objetivo de dar contraste, dramaticidade, facilidade de compreensão e interpretação da mensagem tornando a peça pregnante e bem sucedida.
SEGREGAÇÃO:
Vemos segregação entre o rosto do médico e o fundo preto; Entre o texto branco e o fundo preto; Entre o texto preto e o fundo branco; e entre a marca colorida e o fundo branco.
UNIFICAÇÃO:
Vemos unificação na metade esquerda do rosto do médico, perto do olho, onde a sombra do rosto e o fundo preto confundem-se e unificam-se.
PROXIMIDADE:
Entre a imagem e o texto que nela se ancora. Estão próximos pois um explica o outro.
FECHAMENTO:
Percebemos fechamento no rosto, corpo e cabeça do médico.
PREGNÂNCIA:
O anúncio é considerado (por nós) bastante pregnante pois tem as unidades visuais bem organizadas, facilitando a leitura e a interpretação rápida.
Estas leis da Gestalt foram utilizadas no anúncio com o objetivo de dar contraste, dramaticidade, facilidade de compreensão e interpretação da mensagem tornando a peça pregnante e bem sucedida.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Linguagem Visual Gráfica - 1ª Atividade
Escolher um anúncio e análisar:
- Produto
- Público-alvo
- Imagem desejada
- Imagem transmitida
- Considerações sobre composição visual da peça: cor, imagem, organização visual, elementos gráficos, fonte/tipografia
- Produto
- Público-alvo
- Imagem desejada
- Imagem transmitida
- Considerações sobre composição visual da peça: cor, imagem, organização visual, elementos gráficos, fonte/tipografia
O anúncio acima foi feito para uma loja de ternos e publicado em uma revista gay. O produto, é claro, terno, está sendo vendido para o público gay, nesse em especial homens homosexuais. A imagem que se deseja passar é de que na loja se encontra produtos masculinos e que não há preconceitos quanto a relação sexual do seu público, que hoje em dia um casal não precisa necessariamente, ser composto por um homem e uma mulher, pode ser composto por pessoas do mesmo sexo. A imagem transmitida, neste caso, é a mesma. A peça tem uma composição visual simples, sem muitos elementos, estes bem distribuídos na peça gráfica. Como elementos visuais possui a imagem de dois manequins vestindo ternos iguais de modelo masculino e como elementos textuais apenas os textos "for him" e "for her". No canto direito da peça tem a logo da loja. Nesse anúncio foi utilizado cores em tons acinzentados, algumas sombras e tipografia comum.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Questões 29/10
1) Relacione INTERATIVIDADE e MUNDOS PEQUENOS nos blogs.
Os blogs são ferramentas que permitem interação de diferentes maneiras. Pode ser entre quem escreve e quem lê, pelos comentários, por exemplo; ou entre dois ou mais blogs sobre assuntos relacionados. Nos blogs também ocorre na prática a teoria dos mundos pequenos, se eu entrar no blog de alguma colega minha encontro, nos favoritos, o blog de outras pessoas que eu conheço e assim vai.
2) Proponha uma campanha publicitáira utilizando duas formas de APROPRIAÇÃO através dos AVATARES.
A nova campanha do novo modelo do carro da Wolksvagen Gol teria a presença de personagens, Gisele Bundchen e Silvester Stallone, porém não mais com a figura real deles como na campanha passada, mas apenas com a figura dos seus avatares. Utilizando a apropriação dos avatares para representar as personagens, a campanha seria eficiente, pois os avatares remeteriam aos artistas e dariam o mesmo efeito de se os artistas estivessem ali realmente e ainda seria uma forma mais bem humorada.
3) Analise como economia digital e espaço dos fluxos estão relacionados.
Acredito que a economia digital é constituída pelos espaços dos fluxos, pois todas as informações que estão presentes nesse espaço formam a economia, quanto mais informação eu tiver no meu site, por exemplo, maior poder econômico ele teria.
4) Relacione redes sociais e ativismo digital.
Praticamente todas, se não todas, as redes sociais propõem o ativismo digital. Uma comunidade no Orkut com uma proposta de defesa dos animais, por exemplo, pode criar uma consciência crítica em quem participa dos fóruns etc, despertando maior senso crítico nos seus integrantes e tornando a causa uma causa ainda maior.
5) Discuta o uso jornalístico do TWITTER a partir de uma reflexão sobre VELOCIDADE e MOBILIDADE no jornalismo online.
O Twitter é uma ferramenta muito útil pro Jornalismo, na minha opinião. Bem mais que pra Publicidade até. A velocidade que as notícias são disponibilizadas e toda a mobilidade que os jornalistas se utilizam para publicar são o principal motivo desse fenômeno crescer mais e mais.
Eu mesmo, todas as vezes que entro no Twitter vou passando as páginas pra ler todas as notícias publicadas pelos jornais e jornalistas on line que eu sigo. É uma maneira eficaz tanto pra quem quer captar a informação quanto pra quem quer passar a informação.
Os blogs são ferramentas que permitem interação de diferentes maneiras. Pode ser entre quem escreve e quem lê, pelos comentários, por exemplo; ou entre dois ou mais blogs sobre assuntos relacionados. Nos blogs também ocorre na prática a teoria dos mundos pequenos, se eu entrar no blog de alguma colega minha encontro, nos favoritos, o blog de outras pessoas que eu conheço e assim vai.
2) Proponha uma campanha publicitáira utilizando duas formas de APROPRIAÇÃO através dos AVATARES.
A nova campanha do novo modelo do carro da Wolksvagen Gol teria a presença de personagens, Gisele Bundchen e Silvester Stallone, porém não mais com a figura real deles como na campanha passada, mas apenas com a figura dos seus avatares. Utilizando a apropriação dos avatares para representar as personagens, a campanha seria eficiente, pois os avatares remeteriam aos artistas e dariam o mesmo efeito de se os artistas estivessem ali realmente e ainda seria uma forma mais bem humorada.
3) Analise como economia digital e espaço dos fluxos estão relacionados.
Acredito que a economia digital é constituída pelos espaços dos fluxos, pois todas as informações que estão presentes nesse espaço formam a economia, quanto mais informação eu tiver no meu site, por exemplo, maior poder econômico ele teria.
4) Relacione redes sociais e ativismo digital.
Praticamente todas, se não todas, as redes sociais propõem o ativismo digital. Uma comunidade no Orkut com uma proposta de defesa dos animais, por exemplo, pode criar uma consciência crítica em quem participa dos fóruns etc, despertando maior senso crítico nos seus integrantes e tornando a causa uma causa ainda maior.
5) Discuta o uso jornalístico do TWITTER a partir de uma reflexão sobre VELOCIDADE e MOBILIDADE no jornalismo online.
O Twitter é uma ferramenta muito útil pro Jornalismo, na minha opinião. Bem mais que pra Publicidade até. A velocidade que as notícias são disponibilizadas e toda a mobilidade que os jornalistas se utilizam para publicar são o principal motivo desse fenômeno crescer mais e mais.
Eu mesmo, todas as vezes que entro no Twitter vou passando as páginas pra ler todas as notícias publicadas pelos jornais e jornalistas on line que eu sigo. É uma maneira eficaz tanto pra quem quer captar a informação quanto pra quem quer passar a informação.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Atividades de hoje...
1) Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva-as e explique qual o seu efeito político.
O blog seria para todos os estudantes da Universidade acessar, enviar postagens e comentários. Haveria um link no blog que iria diretamente para um sistema no qual os alunos enviariam seus textos para serem postados no blog. Além dessa ferramenta de interatividade, haveria muitas outras como links de blogs e sites com assuntos relacionados e enquetes sobre questões que acontecem dentro da Universidade. Assim, todos não somente o pessoal dos DAs e DCE podem participar dos assuntos relacionados a toda Instituição e ficar a par de tudo o que acontece, discutir, debater, opinar e exercer politicamente seus direitos como alunos.
2) Analise como os modelos de rede podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique
Acho que os modelos de rede poderiam ajudar nas minhas estratégias, pois possibilitaria a todos acessarem, onde e quando quiserem, devido a mobilidade, rapidez etc. Qualquer aluno ao ter acesso ao blog conheceria todas as questões discutivas e postadas no blog e poderia participar da maneira que quisesse, ao contrário de no mundo real, pois no virtual é mais fácil de conversar, discutir e tal com pessoas que não conhecemos e ele poderia ler e/ou escrever apenas sobre assuntos que o interessa e não seria obrigado a saber de coisas que não lhe interessam.
3) Orkut é uma remidiação? Explique e exemplifique.
A ferramenta Orkut eu não sei bem ao certo, mas acredito que umm Profile de uma pessoa é uma remidiação da própria pessoa ao modo que tenta mostrar quem é a pessoa, o que ela gosta de fazer, comer etc. Só conhecendo o profile de uma pessoa podemos dizer que conhecemos aquela pessoa, ou seja, a remidiação da pessoa: a pessoa na internet.
4) O Youtube é uma forma de imediação ou hipermediação? Explique e exemplifique.
É uma hipermidiação pois as pessoas ao verem um vídeo no Youtube sabem que o vídeo está sendo mediado por algum meio, no caso, o site Youtube. As pessoas não esquecem que estão vendo um vídeo num site, se elas esquecessem aí sim seria uma imediação. Um exemplo disso é que as pessoas sempre falam: "Ontem vi um vídeo no Youtube..." "Ah, eu vi esse vídeo no Youtube..." etc.
5)Que relações existem entre o corpo material da pessoa e o ciberespaço? Explique.
O ciberespaço não existira se não houvesse o corpo material, primeiramente. Porém no ciberespaço o corpo material não existe. No ciberespaço o corpo material é remidiado por algo, como um avatar, por exemplo.
Economia
1) Visitar os sites de busca, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.
a) Quantos resultados cada um encontrou? O site Ask encontrou 3,910 resultados, o Google 7.340, o Yahoo 1.120 e o HotBot 10 resultados.
b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê? O Ask mostrou resultados mais relevantes, pois foi o que mais mostrou restaurantes realmente, os outros mostravam qualquer coisa envolvendo Pelotas ou tele-entrega, coisas de outros estados, totalmente sem ligação com o que eu realmente estava procurando.
c) Quantos links “patrocinados” apareceram? Apareceram, 4 no Ask e 1 no Google.
d) Como cada buscador utiliza a propaganda? Eles utilizam a propaganda como "patrocínio".
e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores? Todos funcionam mais ou menos da mesma maneira, tem um local de procura onde tu escreve o que queres procurar, porém no Yahoo, Google e Ask tu tens a opção de procurar por imagens, vídeos, notícias etc.
2) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.
a) Quantos resultados cada um encontrou? O site Ask encontrou 3,910 resultados, o Google 7.340, o Yahoo 1.120 e o HotBot 10 resultados.
b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê? O Ask mostrou resultados mais relevantes, pois foi o que mais mostrou restaurantes realmente, os outros mostravam qualquer coisa envolvendo Pelotas ou tele-entrega, coisas de outros estados, totalmente sem ligação com o que eu realmente estava procurando.
c) Quantos links “patrocinados” apareceram? Apareceram, 4 no Ask e 1 no Google.
d) Como cada buscador utiliza a propaganda? Eles utilizam a propaganda como "patrocínio".
e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores? Todos funcionam mais ou menos da mesma maneira, tem um local de procura onde tu escreve o que queres procurar, porém no Yahoo, Google e Ask tu tens a opção de procurar por imagens, vídeos, notícias etc.
2) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.
Quantos mais forem linkados os sites mais eles vão aparecer no sites de busca, dando maior capital pros sites etc.
3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?
3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?
Sim, os links por exemplo, já que os links agora funcionam com a função de capital social, como relação de poder.
4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.
4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.
A internet por ter muita informação influencia em muitas coisas hoje. Ao ter muita informação, pode influenciar na economia, por exemplo, na bolsa de valores. Qualquer um pode colocar informações na internet, logo qualquer um pode colocar informações erradas ou inventadas, logo a informação pode se espalhar e influenciar em algo. Um exemplo que aconteceu foi o caso das ações da Apple que caíram muito em um só dia devido a informações inventadas que foram se espalhando na web.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Atividade Política
1) Encontre um site de um partido político e analise quais opções de participação o site oferece aos cidadãos.
O site do Partido DEM, democratas oferece quatro opções de participação à quem o visitar: comunidade no Orkut, Perfil no Twitter, Vídeos no YouTube e a opção de mandar mensagens para o site.
O site do Partido DEM, democratas oferece quatro opções de participação à quem o visitar: comunidade no Orkut, Perfil no Twitter, Vídeos no YouTube e a opção de mandar mensagens para o site.
Acredito que a abundância de informação que a internet possui é o que influencia na cidadania, ou seja, é o que permite que as pessoas possam ter acesso a todos os tipos de conteúdos, sendo livres. No caso da escolha de um partido político, por exemplo, como vimos no site do Partido DEM, há muitas opções de interação e informações o que pode influenciar a pessoa que o visita escolher por aquele partido, pois terão formado a sua opnião pelas informações que elas colhetaram e não pelo senso comum ou por basear-se nas idéias de outras pessoas.
3) De que forma as redes influenciam a política e a cidadania através do ciberespaço? Encontre exemplos e discuta.
O próprio site dos Democratas influencia na política e na cidadania, como já falei na questão anterior. A partir do momento que uma pessoa visita o site de um partido político na rede, no ciberepaço, pode ser que ela tome decisões políticas. É claro que um site bem feito, com informações claras e que pareçam boas para quem as lê é importante, da mesma forma que todas as opções de interação também influenciam a pessoa a achar que aquele partido tem maior preocupação com as pessoas etc. Quanto mais "bonito" um partido político, por exemplo, aparecer na rede mais eficaz será a sua comunicação e a sua influência sobre os seus visitantes.
4) Podemos dizer que os movimentos sociais são apropriações do ciberespaço? Explique.
Sim, a medida em que muitos movimentos sociais se utilizam de sites, blogs e comunidades no Orkut, por exemplo, estão se apropriando do ciberespaço.
Assinar:
Postagens (Atom)