quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Questões 29/10

1) Relacione INTERATIVIDADE e MUNDOS PEQUENOS nos blogs.
Os blogs são ferramentas que permitem interação de diferentes maneiras. Pode ser entre quem escreve e quem lê, pelos comentários, por exemplo; ou entre dois ou mais blogs sobre assuntos relacionados. Nos blogs também ocorre na prática a teoria dos mundos pequenos, se eu entrar no blog de alguma colega minha encontro, nos favoritos, o blog de outras pessoas que eu conheço e assim vai.

2) Proponha uma campanha publicitáira utilizando duas formas de APROPRIAÇÃO através dos AVATARES.
A nova campanha do novo modelo do carro da Wolksvagen Gol teria a presença de personagens, Gisele Bundchen e Silvester Stallone, porém não mais com a figura real deles como na campanha passada, mas apenas com a figura dos seus avatares. Utilizando a apropriação dos avatares para representar as personagens, a campanha seria eficiente, pois os avatares remeteriam aos artistas e dariam o mesmo efeito de se os artistas estivessem ali realmente e ainda seria uma forma mais bem humorada.

3) Analise como economia digital e espaço dos fluxos estão relacionados.
Acredito que a economia digital é constituída pelos espaços dos fluxos, pois todas as informações que estão presentes nesse espaço formam a economia, quanto mais informação eu tiver no meu site, por exemplo, maior poder econômico ele teria.

4) Relacione redes sociais e ativismo digital.
Praticamente todas, se não todas, as redes sociais propõem o ativismo digital. Uma comunidade no Orkut com uma proposta de defesa dos animais, por exemplo, pode criar uma consciência crítica em quem participa dos fóruns etc, despertando maior senso crítico nos seus integrantes e tornando a causa uma causa ainda maior.

5) Discuta o uso jornalístico do TWITTER a partir de uma reflexão sobre VELOCIDADE e MOBILIDADE no jornalismo online.
O Twitter é uma ferramenta muito útil pro Jornalismo, na minha opinião. Bem mais que pra Publicidade até. A velocidade que as notícias são disponibilizadas e toda a mobilidade que os jornalistas se utilizam para publicar são o principal motivo desse fenômeno crescer mais e mais.
Eu mesmo, todas as vezes que entro no Twitter vou passando as páginas pra ler todas as notícias publicadas pelos jornais e jornalistas on line que eu sigo. É uma maneira eficaz tanto pra quem quer captar a informação quanto pra quem quer passar a informação.

Um comentário:

raquel disse...

Boas respostas, Camila! :DDD