quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Economia

1) Visitar os sites de busca, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.
a) Quantos resultados cada um encontrou?
O site Ask encontrou 3,910 resultados, o Google 7.340, o Yahoo 1.120 e o HotBot 10 resultados.
b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê? O Ask mostrou resultados mais relevantes, pois foi o que mais mostrou restaurantes realmente, os outros mostravam qualquer coisa envolvendo Pelotas ou tele-entrega, coisas de outros estados, totalmente sem ligação com o que eu realmente estava procurando.
c) Quantos links “patrocinados” apareceram? Apareceram, 4 no Ask e 1 no Google.
d) Como cada buscador utiliza a propaganda? Eles utilizam a propaganda como "patrocínio".
e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores? Todos funcionam mais ou menos da mesma maneira, tem um local de procura onde tu escreve o que queres procurar, porém no Yahoo, Google e Ask tu tens a opção de procurar por imagens, vídeos, notícias etc.

2) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.
Quantos mais forem linkados os sites mais eles vão aparecer no sites de busca, dando maior capital pros sites etc.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?
Sim, os links por exemplo, já que os links agora funcionam com a função de capital social, como relação de poder.

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.
A internet por ter muita informação influencia em muitas coisas hoje. Ao ter muita informação, pode influenciar na economia, por exemplo, na bolsa de valores. Qualquer um pode colocar informações na internet, logo qualquer um pode colocar informações erradas ou inventadas, logo a informação pode se espalhar e influenciar em algo. Um exemplo que aconteceu foi o caso das ações da Apple que caíram muito em um só dia devido a informações inventadas que foram se espalhando na web.

Um comentário:

raquel disse...

Falta completar. :)