quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Atividades 13/08/2008

Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).

Virtualizei meu quarto. Reproduzi ele (como deu) no jogo The Sims. Agora o meu quarto, um ambiente real também existe no virtual.

Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.

Taí o meu endereço no Google Maps. Então minha casa está no Google e eu também. Ao pesquisar no Google em web e em imagens pelo meu nome completo entre aspas encontrei a lista do Cefet, a lista dos Aprovados da UCPel em 2007 e um blog muito antigo que eu tive. Ao pesquisar pelo meu carinhosíssimo apelido em imagens "Garcinha" encontrei várias fotos que foram publicadas no meu fotolog e em web encontrei o fotolog propriamente dito. E pesquisando apenas por Camilla Fernandes, em web, encontrei meu blog, meu flickr, meu twitter, meu My Space e de novo o listão do CefetRS de quando eu fiz a prova.

Pesquisei também tanto em imagens quanto em web a minha colega Ellen e encontrei papéis de paredes enviados por ela para ao site do Baixaki e a lista do local de prova do Enem 2005. Mas ao procurar pelo apelido dela: Macknamara, encontrei mais coisas: o Twitter, o Flickr, o fotolog e muitas fotos postadas no fotolog dela.

Na realidade não descobri nada a respeito dela que eu não soubesse, mas se outra pessoa procurar por ela vai saber de muita coisa a respeito da vida dela. A mesma coisa, se procurar por mim ou qualquer outra pessoa pois cada indivíduo deixa muitos rastros no ciberespaço e muitas vezes nem sabe e isso permite que qualquer um possa o conhecer, saber o que ele faz, com quem se relaciona etc através de uma busca rápida num Google da vida, por exemplo. Acabamos por ficar muito expostos, deixar as nossas vidas expostas pra quem quiser olhar. É dessa maneira que empresas vigiam seus funcionários, pais vigiam filhos, namorados, amigos e até mesmo inimigos se vigiam... é uma maneira muito fácil de saber da vida do outro e até mesmo saber o que ele está fazendo naquele exato momento. Por mais que tu tente esconder algo e dados na internet e por mais que tu nem imagines que uma pessoa lá do outro lado do mundo possa te conhecer e saber de ti, tu estas de um jeito ou de outro, nem que seja uma pontinha só, exposto pro mundo na rede.

Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
O ciberespaço é uma das ferramentas mais fortes (se não a mais forte) em disponibilizar informações à qualquer tipo de pessoas e sobre qualquer assuntos. Então ele pode auxiliar na educação pelo fato de disponibilizar essa imensidão de informação. O second life, por exemplo, dispõe de museus e outras coisas que não temos tantas possibilidades de conhecer tão facilmente pessoalmente mas podemos acessar e usufruir no virtual.

Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
O ciberespaço, como todas as coisas, tem um lado positivo e um negativo. Como positivo tem a aproximação de pessoas que estão em lugares diferentes do mundo, de reencontrar pessoas que tu não vê há muito tempo, de conhecer pessoas novas, de fazer um contato profissional, a facilidade de acesso à uma quantidade enorme de informações, notícias etc e a facilidade em trocar de identidade na hora que desejar.
Como negativo tem a exposição das nossas vidas, um demasiado número de informações desconexas e equivocadass em relação a muitas coisas e o fácil acesso a conteúdos pornográficos, outros conteúdos não muito corretos e o fato de pessoas poderem alterar a suas identidades e poderem se passar por alguém que não é, até mesmo trocar de sexo etc e enganar a quem quiser.


Um comentário:

raquel disse...

Ótimo! Adorei a figurinha da casinha do The Sims. :D